17 de dezembro de 2017
PUBLICIDADE
banner_site_1190_x_150_pixel_endereco
banner_site_1190_x_150_pixel_endereco
CHIQUINHO SORVETES
CHIQUINHO SORVETES
Chiquinho 03
Chiquinho 03

Lavouras de feijão estão desaparecendo

PUBLICADO DIA: 11/10/2016
POR: Portal Janiópolis
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

testeVocê já sentiu no bolso que comer feijão está salgado para o bolso e não é de hoje. Um dos motivos é a falta de produto no mercado, que tem encarecido, e muito, um dos itens principais do prato do brasileiro.

O Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel fez um levantamento que comprova essa falta do produto. Apesar do aumento de área neste ciclo, o cultivo do cereal está desaparecendo na região Oeste do Paraná, assim como em outras regiões do País. Em 28 municípios, segundo mostram os dados do Deral (Departamento de Economia Rural), são apenas 3,5 mil hectares no cultivo em curso.

Para se ter ideia, com a soja, principal cultivo da regional, estão sendo destinados 560 mil hectares à safra de verão 2016/2017. Voltando ao feijão, no ciclo 2015/2016 haviam sido 2.051 hectares e nem o preço nas alturas da saca do produto tem estimulado o cultivo.

Nesta semana, por exemplo, como não há feijão disponível no mercado regional, o preço do produto não tinha cotação, mas com o quilo custando cerca de R$ 10 na variedade carioca no supermercado, o grão segue supervalorizado.

Segundo a economista do Deral, Jovir EWsser, a colheita está prevista para dezembro e janeiro próximos e o que se espera é uma produtividade média de 2,1 toneladas por hectare e uma produção que deve alcançar, se as condições do tempo colaborarem, 7.350 toneladas. Entre os principais fatores que desestimulam o cultivo, além das perdas registradas nos anos passados, estava o preço que há algumas safras era considerado bastante baixo. Aliado a isso, os produtores passaram a investir mais nos cultivo s de soja e milho, graças à valorização destes dois produtos.
Fonte: Sistema Vale

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Janiópolis