17 de dezembro de 2017
PUBLICIDADE
banner_site_1190_x_150_pixel_endereco
banner_site_1190_x_150_pixel_endereco
CHIQUINHO SORVETES
CHIQUINHO SORVETES
Chiquinho 03
Chiquinho 03

Janiópolis: cerimônia marcou formatura de alunos do Proerd

PUBLICADO DIA: 05/09/2016
POR: Portal Janiópolis
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

proerdA prefeitura de Janiópolis realizou na última quarta-feira, a solenidade de formatura dos alunos que participaram do curso do Proerd – Programa de Resistência às Drogas e à Violência – desenvolvido pelo município em parceria com a Polícia Militar.

O principal objetivo do programa é prevenir o uso de drogas entre crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, além do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. Os cursos são ministrados por policiais militares fardados, durante 10 semanas, com uma aula semanal e uma hora de duração.

Durante a solenidade, o prefeito José Domingos Poera – o Lola – citou que o programa é dos mais importantes e que certamente, as crianças envolvidas com ele, jamais serão vítimas das drogas ou de traficantes. “Eu quero parabenizar a Polícia Militar por este apoio, pois estamos salvando vidas”, disse.Ainda de acordo com o prefeito, O Proerd é considerado o melhor programa de prevenção às drogas do mundo e por conta disso, sua administração tem dado todo apoio necessário para o bom desenvolvimento do mesmo.Durante a formatura, os estudantes fizeram um juramento para se manterem longe das drogas e da violência, recebendo o diploma de conclusão de curso.“A gente fica feliz com esse tipo de curso, pois é uma capacitação que certamente vai ajudar e muito essas crianças e talvez até mesmo seus familiares”, disse a secretária de Educação do município, Ângela Girardo.

O sargento Claudemir Macedo, comandante da Polícia Militar de Janiópolis, lembrou que através de lições dinâmicas, divertidas de lúdicas, as crianças passam a interagir com o policial, a ponto de até contribuir para a desarticulação de certos tipos de crimes. “Elas também podem denunciar abusos que por ventura venham a sofrer ou se sabem de alguém que passa por isso. Se chega esse tipo de denúncia acionamos o Conselho Tutelar e vamos checar se é caso verídico, ou não”, diz o sargento.

Outros males – O Proerd também é um programa de caráter social e preventivo. Por meio do livro do estudante Proerd, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

Além do combate às drogas, os alunos também são orientados sobre os males causados pelo bullying. O Proerd tem a filosofia de Polícia Comunitária, ou seja, procura antecipar ou prevenir ações de risco ou crimes. O programa – O Proerd começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros. No Paraná está desde o ano 2000, quando foi lançado em seguida em Campo Mourão. O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.

(da Gazeta Regional)

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Janiópolis